sexta-feira, 24 de julho de 2009

.::Observatório Chandra comemora 10 anos de vida::.

Para celebrar o 10º aniversário do lançamento do Observatório de Raios X Chandra, cientistas liberaram hoje uma incrível imagem de uma estrela que explodiu:

e0102

O resto da supernova, catalogado como 1E 0102.2-7219, está localizado a aproximadamente 190.000 anos-luz da Terra na Pequena Nuvem de Magalhães, uma das galáxias mais próximas da Via Láctea.

A cena colorida foi criada quando uma estrela que era muito mais massiva que o Sol explodiu, um evento que teria sido visível do hemisfério sul da Terra há mais de dois mil anos atrás, de acordo com uma declaração do Centro de Raios X Chandra.

O Chandra observou o E0102 pela primeira vez, já que este restante de supernova é bem conhecido, logo após seu lançamento em 1999. Novos dados de Raio X foram usados para criar a nova imagem, que nos Raios X de menor energia é colorida de laranja, nos Raios X de energia intermediária é colorida de de ciano, e nos de alta energia é colorida de azul.

Observações ópticas do Telescópio Espacial Hubble (em vermelho, verde e azul) foram sobrepostas aos dados de Raio X para completar a imagem mostrando estruturas adicionais nos restos da supernova, e também revelar estrelas no primeiro plano do campo.

Fonte: Lucasvm.eng.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário